11.26.2010

THE UNDERDOGS ARE COMiNG!

Em menos de uma semana, a galeria de arte de Vera Cortês, no primeiro andar de um prédio na Avenida da Liberdade, em Lisboa, mudou radicalmente de visual. Alexandre Farto, de 23 anos, mais conhecido por Vhils, entreteve-se a esburacar uma sala com um martelo pneumático e esculpiu na parede uma das suas habituais caras, que até já foram capa do jornal britânico "The Times", ao lado do trabalho de Banksy. No corredor da galeria, o artista Kusca, de 34 anos, pendurou um quadro onde Luís de Camões pisca o olho a quem passa. Noutra das divisões, Mar, graffiter de 36 anos, plantou uma árvore de camisa e gravata perto de um quarto com uma metralhadora e um carrinho de supermercado com a forma do símbolo "mais".

A nova decoração da galeria vem a propósito da apresentação do projecto nacional Underdogs, "uma plataforma para a arte urbana e para a cultura visual", diz Vera Cortês, a directora do espaço. "A ideia não foi criar um colectivo, mas sim gerar sinergias entre artistas nacionais e internacionais e torná-los acessíveis a vários públicos", continua. "Existem vários estereótipos na arte urbana e a maior parte deles devem-se à falta de informação."

Para acabar com os preconceitos na arte urbana, Vera Cortês juntou-se a Alexandre Farto, artista representado pela sua galeria desde 2005, e os dois pensaram no projecto Underdogs, que envolve um site com uma loja, um livro (só será lançado a 17 de Dezembro) e exposições - como a que estará até 15 de Janeiro na galeria Vera Cortês. "Para lançar a plataforma, decidimos fazer esta mostra dentro da agência, mas não é obrigatório que seja sempre em Portugal ou indoors", diz Vera. "Ainda está tudo em aberto."

Foi Alexandre quem escolheu os nove artistas (além dele) que apresentam o seu trabalho nesta primeira fase do projecto. "Já os conhecia a todos e alguns, como o Mar, o Ram e o Obey, influenciaram muito o meu trabalho", diz. "Houve uma preocupação em escolher artistas com diferentes abordagens [fotografia, graffiti, stencil e escultura] mas também com uma cadência. Por exemplo, o Obey foi um dos primeiros a pintar em Portugal, mas o Kusca já tem uma linguagem mais próxima da arte contemporânea."

Ao mesmo tempo que a exposição é inaugurada, às 22h00 de hoje, o site do projecto Underdogs - www.under-dogs.net - estará disponível online. "Vai ter um perfil dos artistas e também imagens do trabalho de cada um", adianta Alexandre. Além disso, terá uma loja onde, entre outras coisas, se podem comprar serigrafias do trabalho de Vhils, Mar e Mais Menos e de sete artistas internacionais como Sam3 e Blu (que este ano pintaram na Avenida Fontes Pereira de Melo, em Lisboa). "É uma parceria com o estúdio londrino ''Picture on The Walls''", explica Vera. "Escolhemos uma série de prints de artistas deles e vendemos aqui. A ideia é que se vão lançando várias edições porque nem toda a gente consegue comprar os trabalhos originais." Alexandre reforça a ideia: "O público que acompanha este tipo de arte tem até 30 anos e pouco dinheiro. Assim pode pendurar coisas nossas nas paredes de casa."

in Jornal "i"

CHECK THE WEBSiTE HERE

Sem comentários: