Desliga a tv, cala o ruído das frases feitas, esquece o novelo das mentiras, não tentes encontrar nos discursos daqueles homens de gravata qualquer sentido, verdade, esclarecimento. Não toques no papel dos jornais, a sério. Esquece o pus que deixam nas tuas mãos sempre preocupadas. Tira umas férias do reality show da política e do sound bite. Usa a internet para ouvir música e ver pornografia, não entres em discussões no facebook.
Esquece, por momentos, quem tem razão. Tudo continuará na mesma e dormirás muito melhor. Esquece o medo, a crise, a depressão das manhãs com greve. Tira as roupas que não usas do armário e oferece-as a quem precise. Faz amor durante todo o fim-de-semana. Pinta, por fim, a parede da sala. Deixa passar a senhora com poucas compras na fila do supermercado. Já percebeste que não vais salvar o mundo, trata de cuidar dele o melhor que possas.
Coisas pequenas, detalhes, não precisas de ser mártir ou revolucionário, apenas dedicado e bondoso. E não cales a boca quando te disserem "bom dia", limpa a merda do cão, abre a pestana para aquilo que te rodeia, sê mais disponível para a vida. Se te estiveres a cagar para este manual de auto-ajuda, eu percebo, mas experimenta pelo menos apagar a televisão e aceitar que há coisas que já não dependem de ti, não carregues o peso que não te pertence. Arranca do corpo os estilhaços e a sujidade produzida pelo festim canibal dos partidos. Vais ver que nada de grandioso mudará e, no entanto, tudo será melhor no universo das pequenas coisas que importam.
Hugo Gonçalves in "Jornal i"
3.25.2011
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário