1.01.2009

A Guide to Recognizing Your Saints


Há filmes que apresentam uma intensidade que só é explicada por um total conhecimento de causa de quem os conta. Este é um desses filmes.
Conta-nos a história real de Dito (Shia LaBeouf ) e de um grupo de jovens do bairro de Queens, em Nova York nos anos 80, até ao regresso 20 anos depois de tudo acontecer. É Dito (interpretado por Robert Downey Jr.) que narra os vários episódios que acontecem em dois tempos distintos que, com o desenrolar do filme se vão misturando, existindo constantes saltos cronológicos intercalados, que nos levam à frente e atrás na história.
O melhor no filme é o facto de falar de vários temas fortes, sejam a amizade, o amor entre pais e filhos - e os problemas que derivam deste amor quando a comunicação é impossível de fluir entre eles-, a busca por uma vida melhor, os laços que nos unem às pessoas, a culpa, ou o sentimento de pertencer a um lugar ou a um grupo, e a relação de todos estes factores determinantes na identidade de uma pessoa.

Depois de ver o filme estranhei nunca ter ouvido falar nele. Realizado por um estúdio pequeno e pouco divulgado, acabou por não ter o impacto devido (com excepção para o reconhecimento pelo Festival Sundance) e por ficar arrumado por entre o pó de quem o quis esquecer.

"In the end - just like I said - I left everything, and everyone. But no one, no one has ever left me."



http://www.saintsthemovie.com

MOVIE JUNKIE 2|2

1 comentário:

KiD K. disse...

Um dos meus faves dos últimos tempos, por toda a trama e como se desenrola.... 5*s